Dinâmicas

Escolha uma categoria:

Quebra Gelo (1)

Identidade e Valores (5)

Comunicação, Avaliação e Apresentação (5)

Espiritualidade (4)

Estudo e Trabalho (10)

Desenvolvimento Pessoal e Grupal (15)

Diversas (4)

Algumas dicas

As dinâmicas são instrumentos
As dinâmicas atuam como instrumentos para as lideranças assessores, educadores dos grupos, auxiliando no desenvolvimento do trabalho, estando a serviço do conteúdo que se quer transmitir, para que o mesmo seja melhor entendido. O que não permite que a dinâmica se torne mais importante que o conteúdo.

Respeitar a estapa de cada grupo
Assim como o ser humano, o grupo também passa por diferentes etapas, que dêem ser respeitadas; e ser ponto de partida para a escolha das dinâmicas a serem trabalhadas, evitando assim desencontros, desentendimentos e não aproveitamento correto das dinâmicas.

De mãos dadas com a realidade
Na escolha das dinâmicas é importante que a realidade de cada grupo, seja um dos fatores fundamentais. A inversão e valorização da realidade do grupo facilitarão o aproveitamento integral da experiência proporcionada pela dinâmica.

A preparação é fundamental
Para que as dinâmicas tenham efeito que se espera, a preparação da mesma deve ser feita com antecedência. Reunir o material necessário, compreender o desenvolvimento da mesma podem evitar grandes problemas.

Motivar é preciso...
As dinânicas para serem realizadas em um grupo, necessitam que todos os envolvidos estejam dispostos, participativos e sejam generosos, para que os frutos aconteçam. Para tanto a motivação para participação alegre e sincera é indispensável.

Sem medo de ousar...
Não ter medo de utilizar-se de símbolos nas dinâmicas e trabalhos. Os símbolos ajudam no desenvolvimento e compreensão do que se deseja transmitir.

Mergulhar de cabeça...
Para algumas dinâmicas a busca e utilização de textos com informações sobre o tema discutido enriquecerão ainda mais o desenvolvimento e importância da mesma.

Importantíssimo!!!
O mais importante é entender que as dinâmicas são apenas instrumentos, que dão base para criatividade de quem as executa, ou seja, não se prenda só ao que as dinâmicas oferecem, mas ao que elas permitem criar.

Pastoral da Juventude - Regional Sul 1 - São Paulo
Desenvolvimento: GT Comunicação PJ Regional Sul 1
Todos os direitos reservados ©